Um Mola Encolhida…

Painéis Solares

Painéis Solares instalados em telhado

Estive recentemente em uma feira de fabricantes, distribuidores, integradores e players do mercado de geração de energia solar. Durante três dias tive a possibilidade de assistir a palestras, debates e mesas sobre o mercado, sobre o governo e tudo que envolve o ecossistema inerente ao uso da energia do sol.
Algumas pessoas não entendem muito bem como isso funciona, então de maneira prática vou explicar em que pé estar toda essa história.
Nosso país tem excelentes condições para o uso desse tipo de energia limpa, eu diria que além de limpa é não destrutiva, pois se a gente considerar nossa matriz energética atual, onde 42% de toda energia produzida é gerada por hidrelétricas, o Brasil é um dos países que mais usam energia limpa, afinal é de fonte renovável, porém se pensarmos no custo ambiental para a construção de tais hidrelétricas, nossa energia é altamente destrutiva. A instalação de sistemas de geração de energia solar, apesar de precisar de muita área limpa (para construção de usinas) essa área podem ser reaproveitadas em telhados, descampados, e guardando as devidas providências, áreas desérticas. Assim nenhum ecossistemas natural precisa ser alterado.
A geração consiste de transformar a força da luz solar em pulso elétrico que captado pelos cabos conectados às placas fotovoltaicas são convertidos em corrente alternada é colocado gratuitamente dentro da rede de energia já existente. Como assim gratuitamente? Vamos explicar. Há vários anos atrás a principal forma de gerar esse tipo de energia era armazenando em dispendiosas baterias, mas no novo modelo de negocio, a energia e colocada dentro da rede e o consumidor continua usando a mesma energia da concessionária local. Mas então como ter vantagem da energia solar? Mês a mês você passará a pagar apenas a diferença entre o o que você gerou e colocou na rede menos o que consumiu, no mês que gerar menos paga mais, no mês que gerar mais paga menos, os créditos gerados pelo excesso de produção podem ser consumidos em até 5 anos. Ainda dá para gerar na casa da praia e usar na casa do centro e vice versa, dá pra colocar em um condomínio e todos se beneficiarem.
Os equipamentos ainda carecem de mais incentivos dos poderes públicos, mas os caminhos estão abertos e os planos estão aparecendo, mas isso é assunto para o ebook que estou elaborando é que sai já já do forno.
Quer saber mais sobre isso? Tem uma pequena indústria? Uma casa de praia com um telhado massa? Vamos conversar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *